O que deve fazer para cuidar do calçado ortopédico de forma a prolongar a sua durabilidade
29-06-2023

O uso de sapatos ortopédicos não só é essencial para muitas pessoas, como indispensável para outras, uma vez que a não utilização de um calçado adequado pode representar um risco severo para a saúde. No entanto, investir num modelo de sapatos ortopédicos 100% personalizados pode representar um esforço para muitas famílias. Por isso, é importante adoptar cuidados adequados para garantir que o calçado dure o máximo possível. 

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas e práticas recomendadas para cuidar do seu calçado ortopédico e aumentar sua durabilidade.

 

Siga as instruções do fabricante

Cada par de calçado ortopédico pode ter requisitos de cuidados específicos, devido, por exemplo, aos seus materiais e formato. Certifique-se de que esclarece todas as dúvidas com o fabricante e que segue atentamente as suas instruções. Essas orientações podem incluir informações sobre limpeza, armazenamento e substituição de peças desgastadas.

 

Limpeza adequada 

Esta é uma regra transversal a qualquer calçado, pelo que os sapatos ortopédicos não fogem à regra. Pelo contrário: deve ter ainda mais atenção em manter o seu calçado ortopédico limpo para prolongar a sua vida útil

Remova a sujidade e os detritos da superfície do calçado com uma escova macia ou um pano húmido. Evite o uso de produtos químicos agressivos que possam danificar os materiais. Se houver manchas ou sujidade persistente, consulte as orientações do fabricante para saber que produtos de limpeza são seguros de usar.

 

Secagem adequada

Após a limpeza, certifique-se que seca adequadamente o seu calçado ortopédico. Não os deve colocar directamente sob a luz solar intensa ou perto de fontes de calor, como radiadores, uma vez que, em determinados casos, e dependendo dos materiais, podem acabar danificados ou deformados. Em vez disso, deixe-os secar naturalmente em temperatura ambiente

 

Armazenamento adequada

Quando não está a utilizar os seus sapatos ortopédicos, deve ter o cuidado de os armazenar correctamente, de modo a protegê-los de danos e condições externas. Mantenha-os num local limpo, seco e arejado, longe de humidade excessiva. Em determinados casos, é também importante utilizar suportes de sapato ou enchimentos para manter a forma do calçado e evitar a acumulação de rugas.

 

Subsitua as palmilhas regularmente:

As palmilhas são uma parte muito importante do calçado ortopédico a vários níveis: corrigem a postura e o alinhamento, amortecem e absorvem o choque e contribuem para a estabilidade do corpo e controlo dos movimentos. Por tudo isto, é natural que, com o tempo, comecem a desgastar-se e a perder as suas propriedades. 

Não deve descurar a importância das palmilhas. Siga as recomendações do fabricante em relação ao tempo adequado para substituição e, ao substituí-las, escolha palmilhas de qualidade compatíveis com seu calçado ortopédico para garantir o melhor suporte possível.

 

Tem dúvidas?

Se precisa de saber dicas concretas de como cuidar dos seus sapatos Lola, entre em contacto connosco! 

📞 256 682 161

📧 geral@lola.pt

Fechar
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies. Saber mais