Calçado ortopédico: o que é e como é feito?
28-03-2023

Olá e seja bem-vindo ao blog da Lola!

Em conversas que fomos tendo, ano após ano, com pessoas com as quais fomos contactando aqui na Lola, percebemos que existem muitas dúvidas e muita curiosidade sobre este tema do calçado ortopédico: o que é, como é feito, quais são as suas vantagens e de que forma podem influenciar positivamente a saúde de todo o nosso corpo.

Até mesmo entre as pessoas que utilizam o calçado ortopédico Lola, e que se tornaram clientes habituais, estas dúvidas também surgem. 

Por isso, pareceu-nos importante criar este espaço, em formato de blog, onde poderemos falar sobre as várias vertentes deste tema, esclarecer dúvidas, quebrar alguns mitos, contribuindo para criar uma comunidade mais informada sobre este tema do calçado ortopédico.

Hoje, porque estamos a iniciar este blog, iremos começar pelo mais básico: explicar-lhe o que é o calçado ortopédico e como é feito.  

Se está curioso, continue a ler!

 

O que é o calçado ortopédico?

O calçado ortopédico é um tipo de calçado especialmente pensado para ajudar a aliviar a dor e prevenir lesões nos pés. Tem como propósito corrigir a postura dos pés, ajudando a distribuir o peso do corpo de forma mais uniforme. Consequentemente, acaba por contribuir também para a correcção da postura de todo o corpo.

 Ao ter todas estas propriedades e vantagens, o calçado ortopédico acaba por representar um papel fundamental na prevenção e tratamento de problemas dos pés, tais como joanetes, calosidades, fascite plantar, artrite, pés chatos e tantos outros.

Dependendo do tipo de condições que se esteja a tentar prevenir ou tratar, o calçado ortopédico pode apresentar características específicas. Nalguns casos, poderá ser necessário incluir solas rígidas ou semirrígidas, almofadas para absorção de choque, suportes para arcos, entre outros recursos que vão variando de caso para caso.

Frequentemente, o calçado ortopédico é prescrito por médicos ortopedistas ou podólogos e podem ser personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

 

Como é feito o calçado ortopédico?

O processo de produção do calçado ortopédico inicia-se com a criação de um molde personalizado ao pé da pessoa. Numa grande parte dos casos, o calçado é prescrito por um médico ortopedista ou por um podólogo que dá precisamente essas indicações para a produção de um calçado adequado.

Para isso, procede a uma análise detalhada aos pés da pessoa, avaliando a condição de que dispõe, a sua postura, os pontos de pressão e a distribuição do peso. Com base nessas informações, é produzido um molde que servirá, como já referimos, como ponto de partida para toda a produção. Este molde é completamente personalizado com as medidas dos pés de cada pessoa, desde a largura, à altura do calcanhar, passando por questões mais técnicas, relacionadas com possíveis condições de saúde, como enchimentos e compensações.

Aqui na Lola, adoptamos um modelo de produção baseado sobretudo em procedimentos artesanais, de modo a garantir que é dada a máxima atenção ao detalhe, em cada fase da concepção do calçado. Essa atenção começa logo na produção do molde — que é, como já vimos, uma das mais importantes — e segue-se para a fase da modelação, para o corte, para o momento de gaspear, para a montagem, para a solaria e, por fim, como o próprio nome indica, para o acabamento. 

 

 

Escolha a sua saúde, em primeiro lugar! ❤

A saúde dos seus pés é fundamental para o seu bem-estar geral. Por isso, não hesite em consultar um especialista e em  investir em calçado ortopédico de qualidade.

Esperamos que tenha achado este artigo útil. Mantenha-se atento ao nosso blog para mais informações e curiosidades sobre o calçado ortopédico e sobre a saúde dos pés. 

Produtos relacionados

Fechar
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies. Saber mais